Pesquisar este blog

22/04/2011

o apoio sonoro do piano para a voz

Mestrinho, Malú e Ray, Sonia. Música de câmara brasileira contemporânea: a voz em formações sem piano in: XVI Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música (ANPPOM) Brasília – 2006
XVI Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música (ANPPOM)
Brasília – 2006
Música de câmara brasileira contemporânea: a voz em formações sem piano
Malú Mestrinho (mestranda – UFG)
e-mail: malumestre@gmail.com
Sonia Ray (docente – UFG)
e-mail: soniaraybrasil@yahoo.com.br
"...Da mesma forma, o fato de atuar com outros instrumentos melódicos, sem o piano, exige
uma atitude diferenciada por parte do cantor. Acostumado a ter sempre o timbre e a harmonia do
piano como base e referência para sua afinação e impostação vocal, o cantor precisa agora ter maior
autonomia e segurança nestes aspectos. A voz cantada interage com o meio acústico em que atua e
respondendo a ele. Por isso, Quando um cantor lida com outros instrumentos, cujo timbre é
diferente do piano – instrumento que ele está mais acostumado a ouvir - provavelmente sua voz vai
reagir de uma maneira diversa daquela que age com o piano. Estas diferenças são perceptíveis na
impostação (timbre) da voz, intensidade da emissão vocal, na segurança quanto à afinação (altura),
bom como no fraseado, ou seja, na condução do encadeamento melódico..."
"A presença do piano é constante na formação do cantor erudito, até por exigência do
repertório comumente solicitado pelos programas de ensino: vocalizes, “árias antigas”, canções de
câmara e até árias de ópera, são tradicionalmente acompanhadas por um pianista correpetidor."

Nenhum comentário:

Postar um comentário